terça-feira, 30 de outubro de 2012

CHÁ MATE


Chá mate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
chá mate (mate cocido, em espanhol) é uma infusão típica das gastronomias do Cone Sul e comum em todo o Brasil. É preparado fervendo-se erva-mate em água, que é coada, e servido geralmente em xícaras. É uma bebida de sabor amargo, similar ao chimarrão, mas mais suave, com as mesmas propriedades estimulantes e nutricionais deste. O chá mate é comercializado também em saquinhos, como o chá comum ou em forma solúvel, como o café, podendo ser adoçado com açúcar ou outro edulcorante e consumido com leite.

Índice

  [esconder

[editar]Elaboração

A elaboração do chá mate em saquinhos é praticamente igual à da erva-mate comum, utilizada na preparação do chimarrão, com a diferença de que, em sua moagem, são eliminados o pó e os ramos (paus ou palos), beneficiando-se somente as folhas de erva-mate.[1] O chá mate também é beneficiado em forma solúvel.

[editar]Consumo

Consumido por todas as classes por ter altos valores nutritivos (especialmente quando adoçado com açúcar ou servido com leite), o chá mate é servido como desjejum nas escolas argentinas desde o início do século XIX.

[editar]Ver também

Nenhum comentário:

Postar um comentário