segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A BIOGRAFIA DA CANTORA CHILENA: VIOLETA DEL CARMEN PARRA SANDOVAL

Considerada a mais importante folclorista daquele país e fundadora da música popular chilena.

Realizou seus estudos escolares até o segundo ano do secundário,abandonando-os em 1934,para trabalhar e cantar com seus irmãos em bares e circos,desenvolvendo  uma importante carreira musical,que se originou de maneira autodidata, a partir dos 9 anos.

Em 1938,casou-se pela primeira vez e dessa união,teve dois filhos,Isabel e Ángel,que  também viriam a se tornar compositores e intérpretes importantes.

Viveu em Valparaíso entre 1943 e 1945,e voltou a Santiago,para cantar junto com seus filhos.Em 1949 voltou a se casar e teve duas filhas dessa nova união.Em 1952 começou a pesquisar as raízes folclóricas chilenas e compôs os primeiros temas musicais que a fariam famosas.Em 1954,quando já tinha  o seu próprio programa de rádio, começou um rigoroso estudo das manifestações artísticas populares.Durante o ano de 1955 visitou a União Soviética,Londres  e Paris,cidade onde residiu  por dois anos.Realizou gravações para a BBC e os seus Odeón e "Chant du Monde".Em 1957  radicou-se em Concepción,voltando  a Santiago no ano seguinte para começar sua produção plástica. Percorreu                                        todo o  país,recopilando e difundindo informações sobre o folclore.

Em 1961 mudou-se para a Argentina,onde fez grande sucesso com suas apresentações. Voltou a Paris e ali permaneceu por três anos,percorrendo várias cidades de Europa,destacando-se suas visitas a Genebra.Em 1965 voltou ao Chile,viajou para a Bolívia e ao regressar a seu país,instalou uma grande tenda na comuna La Piroka ,com o plano  de convertê-la em um centro de referência para a cultura folclórica do chile,juntamente com os filhos,Àngel e Isabel,e os folcloristas Patrício Manns,Rolando Alarcón e Víctor Jara,entre outros.No entanto,a iniciativa não obteve sucesso.

Emocionalmente abatida pelo fracasso do empreendimento e pelo dramático final de um relacionamento amoroso,Violeta Parra suicidou-se em 5 de fevereiro de 1967,na tenda de La reina.

 Casa onde nasceu Violeta Parra
A cantora argentina Mercedes Sosa canta Gracias a La vida-composição de Violeta Parra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário